Muitos me perguntam a origem do nome "Alcântara". Antes de me perguntarem se sou descendente de Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, respondo:
- Este sobrenome teve origem na Ilha de Vera Cruz (em Mar Grande).
Lembro muito bem de quando eu estudava (frequentava) a 6ª série do 1º grau, o professor de História do Brasil iniciando a aula, quando na hora da chamada falou meu nome. Ele nem me deixou falar "ói eu aqui!!!" e já foi começando a falar sobre a presença dos portugueses no Brasil. Só sei que os portugueses estavam muito mais presentes nesta aula do que os alunos que estavam naquele momento...
Mas a aula dele foi interessante. Uma coisa que me lembro como se fosse hoje, foi quando ele falou sobre "O Rei de Portugal e dos Algarves", onde ele relatou que o rei João VI não queria deixar sua esposa tomar o poder após a sua morte e nomeou a filha dele para a regência até que o seu filho Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon assumisse o trono. Só lembro disso, porque fiquei tentando decorar o nome completo do filho de João VI com medo que caísse na prova e até hoje tenho que ficar no CTRL+C CTRL+V.
Mas, voltando às origens do nome Alcântara, sei que é um sobrenome que vem do Árabe e significa "A Ponte". Bem que durante esta aula de história a vontade que dava era de me jogar da primeira ponte que aparecesse no caminho, Oh aula chata viu!!!
Como a origem de Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon era cristã, pois se refere a "São Pedro de Alcântara", após ele o sobrenome foi adotado por seus descendentes e também por seguidores.
Segundo pesquisas da Harvard University, localizada em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, e cuja história, influência e riqueza tornam-a uma das mais prestigiadas universidades do mundo, eu acredito que um dos seguidores foi parar em Mar Grande, na Ilha de Vera Cruz - Itaparica e ele se chamava Vicente Alves de Alcantara.
Legal
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirQue loko meu n nome é Samuel Alcantara por isso quis saber kkk
ResponderExcluirO meu é Paulo Sérgio de ALCÂNTARA
ExcluirMEU AVO PATERNO TINHA O NOME DE PEDRO DE ALCANTARA (SEM ACENTO),PESQUISANDO DESCOBRI QUE PEDRO DE ALCANTARA É UM SANTO QUE NASCEU NA CIDADE DE ALCANTARA NA ESPANHA E QUE ALCANTARAS PODEM SER DESCENDENTE DE ESPANHÓIS OU PORTUGUESES .UM DIA ESTAVA LENDO UM ROMANCE QUE ERA UMA HISTÓRIA ÁRABE FICTÍCIA;QUE SE PASSAVA NO PAIS DE ALCANTAR AI FIQUEI INTRIGADA E FUI INVESTIGAR MAIS,AI DESCOBRI QUE OS ALCANTARAS DA ESPANHA E DE PORTUGAL TEM ORIGEM ÁRABE ,E ALCANTARA OU SEJA ALCANTAR SIGNIFICA, PONTE.
ResponderExcluirMeu avô tbm era Pedro de Alcantara, sem acento rsrsrar
ExcluirMeu avô chamava-se Vicente Alves de Alcântara
ResponderExcluirMeu nome é Adalgiza Alcântara, meu pai Aylton Alves de Alcântara e o meu avô paterno Vicente Alves de Alcântara
ResponderExcluirMe chamo Sidamayá Bianchi Alcântara e meu pai se chamava Ernane Machado Alcântara. Ele sempre contava que a origem do nosso sobrenome era discutida,se portuguesa ou espanhola, com raiz árabe.
ResponderExcluirEh um privilegio esse meu sobrenome Alcantara parabens para tudos nos
ResponderExcluirTenho orgulho de fazer parte da família ALCÂNTARA, ter nascido no Nordeste do Brasil (nasci na cidade de Itabaiana - Paraíba) e, por ser jornalista e curioso, estou tentando escrever um livro sobre a nossa família. Portanto, agora que me apresentei, quem quiser interagir ou conversar comigo sobre esse e outros assuntos, é só ligar (79) 99894-3966 (zap)
ResponderExcluir